Saúde na Engenharia

Prezados Amigos e Colegas,

O ano de 2010 mostrou o desafio que nos espera nessa nova década, com toda sua intensidade e velocidade.

O desenvolvimento pessoal e profissional passou a ser condição exigida diariamente frente aos problemas e oportunidades que se apresentaram.

A correria foi tão grande que decidi incorporá-la no meu dia a dia.

Esse ano de 2010 foi extremamente significativo para minha vida pessoal e profissional e gostaria de compartilhar isso com vocês.

Há um pouco mais de um ano, em Outubro de 2009, fui atendido na emergência do Hospital onde trabalho, com dores no peito, pressão alta e falta de ar.

Após uma série de exames, consultas e encaminhamentos, minha realidade era de cuidados, excesso de peso e medicações para controle dos sintomas.

É claro que a recomendação geral, todos conhecem, mas não fazem:

– Menos estresse;

– Exercícios físicos regulares;

– Melhor alimentação;

– Melhor sono, etc.

Fui levando, literalmente “empurrando com a barriga”, os problemas até quase a metade de 2010.

Entre Abril e Junho de 2010, um evento muito significativo ocorreu, um grande amigo e colega ficou doente e faleceu, o João Carlos Langanke Pedroso, com todos os mesmos sintomas acima descritos que eu e tantos outros colegas de profissão provocamos em nós mesmos.

Coincidentemente, nesse período, minha empresa lançou um desafio a seus funcionários, convocando-os a ser avaliados e treinar em um programa específico para participar da corrida de São Silvestre no final de 2010.

Embora eu não tivesse a menor condição física, tivesse todas as desculpas de falta de tempo e não achasse que eu tivesse a mínima condição de concluir essa meta, resolvi inscrever-me, até em função do exemplo do João Carlos.

Foram sete meses de treinos, iniciados e acompanhados de toda a avaliação médica e física, montado um programa específico para cada indivíduo e para sua capacidade.

Iniciei “sofrendo” para caminhar 2 a 3 km três vezes por semana e agora quase não sinto tanto para correr cerca de 8 a 10 km em cada treino.

O cansaço foi inevitável e os resultados demoraram a aparecer, embora eu ainda ache que tenham vindo muito rápido, mesmo porque eu raramente faltei a um treino, seja nos finais de semana ou nas noites de frio, falta de umidade do ar ou chuvas.

Aliás, os treinos nas chuvas geralmente são os melhores, pois dão um sabor de brincadeira da infância.

Nesses sete meses, eliminei mais de 10 kg do meu peso.

O objetivo sempre foi completar a prova de forma saudável.

No final de Novembro, veio o primeiro grande teste com uma corrida de 10km, que fiz em cerca de 1h, sem sentir dor, lesão, nem cansaço extremo.

O resultado, até agora, pode parecer pequeno para quem não sabe o que é correr os 15 km da São Silvestre pelas ruas de São Paulo, no último dia do ano, quando tudo o que você desejaria seriam férias e descanso.

Conclui a prova inteiro, em 1h42’, inclusive subindo e correndo a tão temida Brigadeiro.

É claro que em um tempo acima do que eu agora acho que poderia fazer, mas muito, muito melhor, do que quando comecei em junho de 2010, quando apenas caminhava.

Espero que minha experiência sirva de exemplo a muitos colegas que fazem do seu dia um “inferno” e esquecem que precisam ter e “vender” Saúde na Engenharia para não só aguentar, mas viver bem e aproveitar de forma até divertida nossa vida pessoal e profissional.

No primeiro post de 2010, não imaginava quanto essa frase seria significativa, quando escrevei que :

“Se tivemos a oportunidade de colocarmos a teoria em prática e fizermos de 2010 um ano de aprendizado, crescimento e de aplicação prática, entraremos num caminho sem volta.”

Para 2011 e para toda a nova década, meus votos de muita Saúde a todos!

Agradeço pelas contribuições, comentários e críticas no Blog e no Website.

Um grande abraço.

Luciano Martins Gehrke

gehrkeluciano@hotmail.com

http://www.gerenciamentodecrise.com.br/site

https://engenharianasaude.wordpress.com

Se receber o texto de um amigo e quiser fazer parte da lista, envie um e-mail para gehrkeluciano@hotmail.com com o assunto “Incluir na lista do Blog”.

Para cancelar o seu recebimento, envie um e-mail para gehrkeluciano@hotmail.com

Seu comentário pode ser feito direto no blog https://engenharianasaude.wordpress.com/

Deixe uma resposta

